Como pagar menos impostos

Como pagar menos impostos

Sabemos que abrir uma empresa no Brasil, bem como manter sua saúde financeira, não é tão simples quanto parece. A carga tributária excessiva e a alta complexidade da legislação, acabam, muitas vezes, desanimando os empreendedores que sonham com um negócio de sucesso. Por conta disso, alguns buscam alternativas de como pagar menos impostos e utilizam truques para burlar a lei.

Mas, saiba que essa, de longe, não é a decisão mais inteligente. Quem sonega, além de cometer um crime, pode sofrer penalidades que vão pesar, e muito, no orçamento financeiro do empreendimento. O valor pago com multas pode custar muito mais do que os tributos obrigatórios.

Portanto, seja responsável e trabalhe de acordo com a lei. Isso vai evitar que, futuramente, você tenha problemas com os órgãos fiscalizadores do governo e, consequentemente, problemas financeiros. E outra, não é preciso burlar a lei para economizar impostos. Você pode conseguir isso de forma legal.

Ok. Agora você deve estar se perguntando: mas como pagar menos impostos trabalhando dentro da lei? É possível?

A resposta é SIM! Com a ajuda de um advogado com profundo conhecimento a respeito das obrigações legais, você consegue diminuir, de forma significativa, os gastos com tributos. O post de hoje fala exatamente sobre isso: como pagar menos impostos! Vamos conferir?

Como pagar menos impostos: faça um planejamento tributário

O primeiro passo é verificar, a partir de dados e informações a respeito do negócio, em qual regime tributário a sua empresa se encaixa. Seria mais viável optar pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido? E o Lucro Real, será que é o mais vantajoso?

Para responder essas perguntas, indicamos que você tenha ao lado um profissional especializado no assunto, já que se trata de algo complexo e burocrático. Ele irá fazer um planejamento tributário e comparar quais impostos o seu empreendimento teria de pagar em cada um dos regimes. A partir dessa análise, crítica e rigorosa, você vai definir qual forma de tributação é mais vantajosa para a sua empresa. Essa decisão, quando feita de forma consciente e responsável, pode reduzir drasticamente o custo com impostos.

Portanto, fique atento!

Conheça os tributos que incidem sobre o seu negócio

Além de ter em mãos o planejamento tributário, você tem de pesquisar e descobrir quais são os impostos que o seu negócio precisa, obrigatoriamente, pagar. Dessa forma, você evita gastos desnecessários com recolhimento indevido.

Lembrando que, para isso, é de extrema importância conhecer profundamente todos os impostos e a legislação brasileira.

Avalie e, se possível, diminua o pró-labore

Diminuir o pró-labore, ou seja, o salário dos sócios da empresa, pode ser uma boa estratégia para economizar impostos. Isso porque ele está diretamente vinculado às despesas da folha de pagamento e isso pode, no final das contas, sair mais caro do que o esperado. Portanto, para ficar isento do Imposto de Renda e da Contribuição Previdenciária, por exemplo, diminua o pró-labore e, como alternativa, faça a distribuição de lucros aos sócios.

Analise os incentivos fiscais

Dependendo do regime tributário escolhido, a sua empresa pode ter alguns benefícios fiscais. Eles podem amenizar o impacto da carga tributária incidente sobre o negócio. Uma empresa que tem potencial para desenvolver economicamente determinada região, por exemplo, pode desfrutar desse benefício.

A Lei Rouanet é outra forma de pagar menos impostos. Com ela, a empresa pode destinar parte dos tributos à projetos culturais e, dessa forma, gerar diminuição do IRPJ.

Leve em consideração a recuperação tributária

Por fim, vamos falar da recuperação tributária. É possível que, em algum momento, você tenha pago ao governo impostos, taxas ou contribuições indevidamente e isso precisa ser corrigido. Mas, calma! Não precisa se preocupar. O advogado tributário pode cuidar de todos os detalhes burocráticos para você. Ele fará um levantamento minucioso dos tributos recolhidos incorretamente e solicitará a recuperação.

Com esse dinheiro, você poderá investir no crescimento do negócio.

Viu como existem, sim, alternativas de como pagar menos impostos trabalhando de acordo com a lei? Nossos profissionais podem lhe ajudar com isso. Não hesite e entre em contato conosco. Será um prazer ajudar no crescimento da sua empresa.

Até a próxima!