Assessoria tributária: 5 sinais de que você precisa de uma

Assessoria tributária: 5 sinais de que você precisa de uma

Assessoria tributária: será que a sua empresa precisa de uma? Descubra ao longo do artigo!

Todo empresário sabe o quanto é difícil manter a saúde financeira de um negócio, principalmente no Brasil. A complexidade e a constante atualização da legislação, fazem com que muitas empresas, por falta de informação ou conhecimento, paguem mais impostos do que deveriam ou sejam autuadas por descumprimento de alguma obrigação. Esses custos desnecessários podem impactar diretamente no orçamento financeiro do negócio, impedimento o seu crescimento.

Para evitar que a sua empresa faça parte desse cenário, é importante contar com uma boa boa assessoria tributária. Os profissionais especializados e atualizados sobre o assunto, poderão ajudá-lo a poupar e investir corretamente a receita da organização. Mas, antes de contratar o serviço, você deve avaliar se o seu empreendimento precisa ou não de uma assessoria tributária. Abaixo listamos alguns indícios. Confira:

1 – A assessoria tributária é indicada para os empresários que não fazem ideia de quais impostos têm de pagar

Se você nunca se aprofundou nesse assunto e não sabe quais impostos a sua empresa precisa recolher, é o momento de procurar ajuda externa. Por meio de uma análise sobre o modelo societário do negócio, porte, faturamento, segmento em que atua e outras informações, os consultores vão definir qual forma de tributação é a mais vantajosa. Assim, você trabalhará de acordo com a lei e ainda reduz os gastos com impostos.

2 – Não sabe se o regime tributário escolhido é mais adequado

Se você não sabe o porquê escolheu determinada forma de tributação e nem quais são os impostos incidentes sobre ela, é sinal de que você precisa de uma assessoria tributária.

No Brasil temos três regimes: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Cada um deles tem regras e obrigações fiscais distintas e, o que parece ser vantajoso para determinado segmento, pode não se adequar ao seu. Por isso, é importante analisar qual forma de tributação é mais apropriada para a sua empresa. Essa escolha, quando feita de forma responsável, pode evitar autuações e reduzir drasticamente seus gastos com impostos.

3 – Acredita que está pagando muitos impostos

Como mencionamos anteriormente, há muita complexidade na legislação brasileira e uma série de impostos a serem pagos. Por conta de tanta burocracia, muitos empresários ficam em dúvida sobre quais tributos precisam ou não recolher. Por conta disso, acabam gastando mais do que deveriam, impactando negativamente no orçamento financeiro. Se este é o seu caso, não hesite em contar com a ajuda de uma assessoria tributária. Ela vai verificar se o seu negócio está enquadrado no regime adequado. Toda essa análise tem um único objetivo: reduzir os gastos com impostos de forma legal.

4 – Sua empresa foi autuada por descumprimento de alguma obrigação

Receber multas e penalizações por recolhimento indevido de impostos ou descumprimento das obrigações acessórias também são sinais de que você precisa de uma consultoria tributária. Além de evitar esse tipo de contratempo, os especialistas no assunto vão garantir a saúde financeira do seu negócio.

5 – Você sente falta de organização e atualização na área fiscal da empresa

Sabemos que os profissionais da área contábil são responsáveis por grandes demandas dentro das corporações e, muitas vezes, são sobrecarregados de tarefas. No entanto, o acúmulo de funções impede que eles acompanhem as alterações diárias da legislação, o que pode resultar em um gestão tributária ineficiente.

Se você sente que isso está acontecendo na sua empresa, não deixe de buscar ajuda externa. Nossos profissionais estão à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e contribuir no que for preciso para o crescimento do seu negócio.

Esperamos que esse artigo tenha sido de grande ajuda. Até a próxima!