Problemas financeiros: quando procurar um advogado

Problemas financeiros: quando procurar um advogado

Mesmo tendo uma boa equipe, problemas financeiros podem acontecer em qualquer empresa. É sabido que uma gestão de receita e gastos é o mínimo para o sucesso de um negócio. A questão é que, mesmo com uma equipe bem estruturada, os problemas financeiros são possíveis e geram uma cascata de complicações com o tempo. O que poucos empresários sabem é que, muitas vezes, o profissional que pode ajudar nesta questão é um advogado! Saiba quais situações são essas:

“Tenho problemas financeiros por muitas dívidas”

Infelizmente, as dívidas acontecem. Algumas são manejáveis, outras não. Quando fugir de seu controle, um advogado pode te auxiliar nesses problemas financeiros. Isso porque este profissional tem a expertise para fazer a negociação dessa dívida. Está certo que esta ajuda será um “gasto”, mas encare como um investimento. Esse acordo pode facilitar muito sua estratégia e ainda renovar os ânimos para um novo planejamento de negócio.

“Estou gastando muito com impostos”

Os tributos pagos mensalmente por uma empresa podem sofrer diversas alterações por lei ao longo do tempo. Portanto, é possível, sim, que sua empresa esteja pagando impostos indevidos, ou com valor excedido. Neste caso, é preciso que você entre em contato com um advogado tributarista. Este profissional vai avaliar quais leis e tributos se aplicam ao seu negócio. Caso você esteja pagando a mais, o governo devolve todo o dinheiro pago. Contudo, é preciso que seja feita uma solicitação formal e um cálculo do valor devido.

“Quero recuperar dinheiro investido em um financiamento”

Se o retorno de algum valor investido vai te ajudar com os problemas financeiros, procure um advogado para reaver contrato. Neste caso, um profissional da área do direito é o mais indicado. Isso porque as condições de quebra de contrato de financiamento são muito particulares e só um especialista pode ajudar a recuperar boa parte do dinheiro. Dificilmente será tudo, mas é um retorno que pode te ajudar.

“Sofri um golpe…”

Neste caso, contratar um advogado não é garantia do retorno do dinheiro perdido. Vários fatores nesta transação influenciam. Mas, de qualquer forma, é essencial passar por algum tipo de consultoria legal para averiguar. Pode ser que você recupere todo dinheiro.

Estes são alguns exemplos em que um advogado pode ajudar sua empresa, se estiver com problemas financeiros. Dificilmente as pessoas fazem essa associação, mas ela pode ser a salvadora de seu negócio.