O que deve ter em um planejamento financeiro

O que deve ter em um planejamento financeiro

O planejamento financeiro pode ser considerado um dos principais pilares do desenvolvimento de negócios. Tido como uma ferramenta de gestão empresarial, na prática, ele significa definir as opções e as possibilidades do momento. Isso pode levar a resultados positivos e bons no futuro, ou seja, ele é uma parte de metas e planos de curto, médio e longo prazo. Sob o mesmo ponto de vista, é incluído no plano de negócios estratégico. Igualmente, ajuda a atingir os objetivos previamente determinados. 

Agora, volte sua atenção para o seu empreendimento. Você deve sempre lembrar de que é preciso ter uma visão clara do quanto precisa gastar e investir em suas atividades. Além disso, é necessário calcular o orçamento comercial para garantir que os negócios continuem a realizar os primeiros montantes de lucros. Dessa forma, você pode seguir o caminho certo na jornada de aventura em que está envolvido.

Qual é a importância do planejamento financeiro?

Adotar um planejamento financeiro pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa. A principal diz respeito a ajudar o empreendedor a obter um conhecimento claro e direto do fluxo e saída de fundos. Como resultado, é possível ter um gerenciamento de capital mais eficiente. Além disso, o planejamento financeiro permite determinar a taxa de crescimento do seu negócio com base na realidade e não em previsões ou percepções.  Mas não acaba por aí. Também é plausível saber quem são seus clientes em potencial, estar ciente dos desenvolvimentos relevantes do mercado e fazer mais impressão em potenciais investidores. 

Agora que você já sabe para o que serve e qual é o propósito, veja quais os principais elementos que não podem faltar no planejamento financeiro da sua empresa.

Avalie a situação financeira atual

Esse é um ponto muito lógico e importante, pois avalia o contexto e situação atual do mercado ou setor que o empreendedor pretende operar. Fazer projeções irreais podem levá-lo a resultados insatisfatórios.

Considere essa dica quer esteja começando agora o seu negócio, quer esteja  desenvolvendo um novo plano para a próxima fase. Em ambos os casos, é preciso avaliar e examinar sempre a situação financeira do seu negócio.

Sem essa informação, o planejamento é apenas uma suposição não baseada em certezas. Se você tiver todos esses detalhes na palma da mão, é muito mais fácil definir metas alcançáveis.

Espere todos os cenários possíveis

Para não ser vítima de um planejamento impreciso, é altamente recomendável que o empreendedor leve em consideração todos os cenários e todas as situações pelas quais está passando e pode vir a passar. Dessa maneira, ele pode estudar a melhor forma da empresa enfrentar tais desafios, caso aconteçam. Assim, terá soluções que podem ajudar a superar essas adversidades e continuar a comercializar.

Algumas informações podem ser usadas como métricas durante esse processo. Faça um levantamento das despesas fixas e variáveis, alinhe a estrutura dos gastos, estabeleça metas e, por fim, projete o ciclo operacional em todos os ambientes possíveis. 

A viabilidade do planejamento

O plano pode ser definido como resultado do processo de planejamento e reflexão sobre estratégias e pontos úteis a serem feitos. É importante ressaltar que, seja qual for o plano, ele deve ter um período de tempo a ser completado e implementado. 

Escolha as estratégias apropriadas para esse período e se concentre no desejo de concluir o que planejou. Mas seja realista: proponha apenas aquilo que será capaz de fazer.  Para realização do planejamento, considere estimativas mensais para: 

  • Receitas totais;
  • Receitas para cada produto ou serviço;
  • Custos fixos e variáveis;
  • Novos investimentos;
  • Tributos e taxas.

Existem diversos softwares online que podem facilitar a vida do empreendedor ao ajudar no controle de finanças e outras atividades de gestão.  

 

Percebeu como o planejamento financeiro se torna uma ferramenta essencial para alcançar o sucesso esperado sem correr riscos desnecessários? Se você é um empreendedor e está com dificuldades nessa parte específica, entre em contato com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudá-lo a alcançar seus objetivos e desejos.