Escritório de advocacia: como escolher o melhor para sua empresa

Escritório de advocacia: como escolher o melhor para sua empresa

Se você é dono de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, sabe que é de extrema importância ter ao lado um bom escritório de advocacia, com profissionais especializados em direito empresarial, trabalhista e questões tributárias. Eles vão garantir que o seu negócio esteja funcionando em conformidade com a lei.

No entanto, para que esse trabalho seja eficaz, você deve estudar e pesquisar qual escritório de advocacia melhor atende às necessidades da sua empresa e, só depois, tomar a decisão mais assertiva. Pensando em te ajudar com isso, listamos algumas dicas que podem facilitar a escolha. Confira:

1 – Pesquise sobre a especialidade do escritório de advocacia

Existem diversas áreas de atuação dentro do direito e cada uma delas são reguladas por legislações específicas e possuem dinâmicas bem distintas. Por isso, você deve procurar um escritório de advocacia especializado na sua demanda. Os profissionais tem de ser atualizados sobre o ramo em que atuam. Assim, as chances dos seus problemas serem solucionados serão muito maiores.

2 – Converse com conhecidos e peça indicações

Uma das alternativas mais eficazes para descobrir se um escritório de advocacia é realmente bom no que faz é pedir indicações de outros empresários. Dê preferência para aqueles que já passaram por problemas semelhantes aos seus. Pergunte sobre:

  • A competência dos profissionais;
  • A maneira como conduzem as ações;
  • Resultado da causa;
  • Atendimentos;
  • Valores.

Assim, você poderá avaliar se o escritório é ou não vantajoso para a sua empresa.

3 – Veja se os advogados estão devidamente inscritos na OAB

Este é um ponto muito importante, porém esquecido por muitos. Antes de contratar um escritório de advocacia, você deve verificar se os advogados estão inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e podem exercer suas funções legalmente. Para isso, basta acessar o site da instituição e realizar a busca pelo nome do profissional ou número de registro.

4 – Se informe sobre a reputação do escritório

Além de conversar com outras pessoas a respeito da qualidade dos serviços prestados pelo escritório de advocacia, aconselhamos que você procure por cases de sucesso e avalie a forma como os profissionais trabalham. Pesquise também por reclamações, veja suas procedências e qual foi a postura do escritório em relação a elas. Com essas informações em mãos, você poderá tomar uma decisão mais segura.

5 – Solicite uma reunião presencial e visite o escritório

Por fim, vá até o escritório de advocacia conhecer e conversar com os profissionais. Esse encontro pode ser decisivo para a tomada de decisão. Nele, você vai poder avaliar se as suas percepções estão corretas e se os advogados estão, de fato, interessados na sua demanda. Também é o momento de tirar todas as suas dúvidas e analisar se os profissionais entendem sobre o seu caso.

Depois de toda essa pesquisa, você poderá decidir se determinado escritório de advocacia é a melhor escolha para a sua empresa. Se ainda restar alguma dúvida, entre em contato conosco. Nossos profissionais estão à disposição para ajudá-lo.