Direito tributário: o que você precisa saber para o sucesso de sua empresa

Direito tributário: o que você precisa saber para o sucesso de sua empresa

Abrir o próprio negócio sem ter conhecimento, mesmo que mínimo, a respeito da legislação brasileira e das obrigações fiscais incidentes sobre a empresa é um grande erro. Isso porque as constantes atualizações das leis e criação de novas normas afetam, principalmente, os empresários. Sem contar que o sistema tributário do país é extremamente complexo e cobra uma das maiores cargas tributárias do mundo. Portanto, para manter a saúde financeira de um negócio, bem como sua competitividade no mercado, é fundamental ter ajuda de um profissional especializado em direito tributário.

 

Essa área do direito, responsável por estudar detalhadamente a legislação tributária brasileira, é responsável por manter o controle fiscal da empresa. Isso evita que o empresário sonegue impostos ou pague mais tributos do que deveria.

Principais responsabilidades do profissional de direito tributário

✔ Estudar alternativas para a redução de impostos a serem pagos pela empresa (Planejamento Tributário);

✔ Recuperação de tributos e elaboração e entrega das obrigações acessórias;

✔ Apuração dos tributos e preenchimento das guias de pagamento;

✔ Controle dos prazos de pagamento;

✔ Assessoria em questões relacionadas à obtenção de incentivos fiscais;

✔ Elaboração de pareceres jurídicos versando sobre os mais variados temas da área.;

✔ Acompanhamento de projetos de lei;

✔ Formulação de consultas tributárias junto aos órgãos da administração pública, federal, estadual e municipal, dentre outras funções essenciais para o crescimento e desenvolvimento de qualquer negócio.

Vantagens do direito tributário para a empresa

O escritório de advocacia especializado em direito tributário vai garantir que a sua empresa pague menos impostos de forma legal e não tenha problema com os órgãos fiscalizadores do governo. Para isso, será estruturado, a partir de informações sobre a companhia, um bom planejamento tributário. Essa escolha, quando feita de forma consciente, pode reduzir drasticamente seus gastos com impostos. Assim, é possível investir o dinheiro poupado no crescimento do negócio.

O direito tributário permite, também, a recuperação de crédito tributário. Caso a empresa tenha pago mais impostos do que deveria, ela tem direito a receber os valores de volta e, assim, recuperar o gasto desnecessário.

O escritório especializado em direito tributário é responsável, ainda, por evitar ações na justiça. Caso a sua empresa tenha alguma em andamento, os advogados darão todo o suporte necessário para que tudo ocorra da melhor maneira possível, reduzindo ao máximo os impactos negativos para a empresa.

Percebeu como o direito tributário é importante para o seu negócio? Se quiser saber mais informações sobre o serviço, entre em contato com os nossos especialistas. Eles estão à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

Até a próxima!