Dicas para fazer um bom controle financeiro

5 dicas para fazer um bom controle financeiro

Para gerenciar responsabilidades financeiras, acompanhar e racionalizar bem as despesas é indispensável um bom controle financeiro. 

As finanças comerciais podem parecer uma dor de cabeça, especialmente durante a temporada fiscal. É um trabalho árduo acompanhar todos os recibos, faturas e pagamentos ao longo do ano, mas ser organizado e preparado com registros financeiros é uma das tarefas mais importantes de um empreendedor.

Como fazer um controle financeiro efetivo

1. Crie fluxo de caixa

Criar e manter um controle do fluxo de caixa é vital para qualquer tipo de empresa. Nesse sentido, ao projetar essas demonstrações contábeis, a empresa pode prever se terá dinheiro suficiente para cobrir suas despesas e se será capaz de obter lucro. Assim, é possível evitar surpresas. O fluxo de caixa permite não apenas gerenciar as finanças e auxiliar em tomadas de decisões, mas também controlar as despesas para melhorar a lucratividade.

2. Registre as movimentações financeiras 

É difícil achar alguém que goste de lidar com papelada. Porém, é essencial ter o registro de suas vendas, compras e outras transações diárias como transações em dinheiro, contas a receber e a pagar. Se você tem mais de uma linha ou departamento de produtos, convém manter um conjunto separado de registros para cada um. Muitos empresários acham que a contabilidade separada fornece informações mais significativas para seus produtos. A prática pode revelar, por exemplo, se uma linha ou departamento de produtos é lucrativo e outro não

3. Reduza os riscos e despesas 

Para uma gestão financeira adequada, é importante minimizar riscos e despesas, especialmente na fase inicial da atividade. Isso permite otimizar os recursos disponíveis para sua empresa e contar, em caso de necessidade, com boa liquidez.

Deseja reduzir os custos de negócios? Conheça-os, só assim você saberá como intervir da maneira correta.

4. Crie planos reais periodicamente

A taxa de mudança e incerteza nos mercados e empresas sempre existe. No processo de planejamento, você pode observar alguns períodos com antecedência e prever o resultado financeiro. Determine com a maior precisão possível as tendências de vendas e os preços esperados para os principais recursos. Os valores obtidos como resultado do planejamento formam a base do orçamento para o qual a organização ou um serviço vai operar diretamente no dia a dia.

5. Automatize os processos 

A automação de processos é praticamente o seu melhor amigo durante esses momentos. Você e seus funcionários realizam o trabalho mais rapidamente e com menos propensão a erros. Personalize-os de acordo com suas necessidades, que, com certeza, mudarão à medida que você expandir seus negócios. Solicite a criação dos relatórios necessários. E não se esqueça de fazer backups regularmente em nuvem ou mesmo em um disco rígido e garanta a integridade dos seus dados.

 

Seguindo essas dicas, você começa a fazer o seu controle financeiro e garante um o bom desenvolvimento da sua empresa.

Até a próxima.